Rômulo Provetti

O administrador mineiro, motociclista e fotógrafo Rômulo Provetti é natural de Governador Valadares (MG) e atualmente mora na capital mineira, Belo Horizonte. Ficou conhecido no meio motociclístico brasileiro por causa de diversos artigos que escreveu sobre viagens de moto, reproduzidos em sites, revistas e jornais, além de proferir palestras e escrever livros sobre o assunto.

Viagens

Rômulo era motociclista desde 1988, mas sempre utilizou as motocicletas para deslocamentos em áreas urbanas e seus entornos. Em 2008 começou a fazer pequenos passeios para cidades próximas a Belo Horizonte e, aos poucos, foi ampliando as distâncias, até sair do país pela primeira vez, em 2009. A partir de então não parou mais de viajar, tendo percorrido estradas de quase todos os estados brasileiros e de outros 21 países americanos, europeus e asiáticos, utilizando diversos modelos e marcas de motocicletas.

Planejamento

Com especialização em gestão da estratégia, é minucioso no planejamento das suas viagens. Ele utiliza e compartilha, por meio de seus livros, um método similar ao adotado pelas empresas para planejar o futuro, que lhe permite fazer, durante suas férias no trabalho, viagens incríveis para lugares inusitados. Detalhista, registra tudo que ocorre na estrada e conta nos livros o dia a dia de suas aventuras, ilustrados por belíssimas fotos dos momentos que viveu em suas aventuras.

Livros

É autor de quatro livros que abordam viagens de moto: A caminho do céu, que contém os relatos de uma viagem pelo Altiplano Andino, quando percorreu, na companhia de um amigo, mais de 11 mil km de estradas de seis países sulamericanos (Brasil, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Paraguai); A caminho do Atacama, sobre uma viagem ao Deserto do Atacama, quando percorreu sozinho mais de 10 mil km de estradas do Brasil, Argentina e Chile; Pelos Caminhos do Himalaia, com a narrativa de uma viagem fantástica que o autor fez na companhia de um amigo pela região do Himalaia, na Índia, divisa com o Tibete e o Paquistão; e Ushuaia e Patagônia, que descreve uma viagem solitária que ele fez até a fronteira mais austral da América do Sul, enfrentando frio extremo e ventos alucinantes e perigosos para se conectar à natureza, conhecer pessoas e lugares inesquecíveis.

Internet

Rômulo é criador e administrador do site ViagemdeMoto.com, o MAIOR site brasileiro sobre viagens de moto, com diários de viagens realizadas pelo Brasil, Américas e o mundo, dicas, informações e roteiros.

Algumas viagens do Rômulo

BR-319 Amazonas

BR-319

Amazonas, Brasil

Deserto do Atacama

Deserto do Atacama

Chile

Salar de Uyuni, Bolívia

Salar de Uyuni

Bolívia

Himalaia

KhardungLa

Himalaia, Índia

Machu Picchu, Peru

Machu Picchu

Peru

Patagônia, Argentina

Glaciar Perito Moreno

Patagônia, Argentina

Portugal

Região do Alentejo

Portugal

Guiana

Floresta Amazônica

Estrada Linden - Lethem, Guiana

Nova Delhi

Nova Délhi

Índia

Chapada Diamantina

Chapada Diamantina

Bahía, Brasil

Jericoacoara, CE

Nordeste do Brasil

Ceará, Brasil

Gran Sabana - Venezuela

Gran Sabana

Parque Nacional Canaima, Venezuela

Côte D'azur, França

Côte D'azur

França

Viagem de moto pela Suíça

Lac Leman

Suíça

Canal de Beagle - Argentina Chile

Canal de Beagle

Tierra del Fuego, Argentina